Comitê executivo administrativo

Composta pelo CEO, pelo CFO e pelas pessoas responsáveis por nossos segmentos, regiões e algumas funções, esta equipe é responsável pela administração da empresa como um todo.

Nosso comitê executivo administrativo define nossa direção estratégica e implementa estratégias para maximizar o valor em longo prazo para os acionistas e para atingir objetivos em curto prazo, define prioridades, estabelece a política corporativa e gerencia decisões de governança e da empresa. Os membros individuais do Comitê executivo administrativo são responsáveis pela administração e pelas operações de nossos negócios, funções e operações regionais.


Sean KeohaneSean D. Keohane

Presidente e diretor executivo

Sean Keohane é presidente e diretor executivo da Cabot Corporation e faz parte da diretoria. Desde que entrou na Cabot em 2002, Sean assumiu vários cargos administrativos importantes, incluindo presidente do segmento de materiais de reforço, presidente do segmento de substâncias químicas de desempenho e presidente da região do Pacífico Asiático. Antes de entrar na Cabot, Sean trabalhou na Pratt & Whitney, uma divisão da United Technologies em diversos cargos de administração geral. Sean fez MBA na Harvard University e se formou em finanças no Providence College. Sean também atua como membro da diretoria da American Chemistry Council e como fideicomissário da Boston Latin School Association.


Brian BerubeBrian A. Berube

Vice-presidente sênior, conselheiro geral; vice-presidente sênior interino, recursos humanos

Brian entrou na Cabot em 1994 como advogado no departamento jurídico da empresa. Desde que entrou na empresa, Brian ocupou vários cargos importantes no departamento jurídico, incluindo conselheiro jurídico geral e conselheiro comercial geral de todos os negócios operacionais da Cabot. Antes de entrar na Cabot, Brian foi advogado corporativo da Choate, Hall and Stewart, uma firma jurídica de Boston, e oficial de justiça na New Hampshire Supreme Court. Brian se formou em direito no Boston College e em ciências políticas no College of the Holy Cross.


Eduardo CordeiroEduardo E. Cordeiro

Vice-presidente executivo e diretor financeiro; presidente das regiões das Américas e Europa, Oriente Médio e África (EMEA, Europe, Middle East and Africa)

Eddie Cordeiro entrou na Cabot em 1998 no setor de planejamento corporativo. Desde que entrou na empresa, ele assumiu vários cargos administrativos seniores, incluindo vice-presidente de estratégia corporativa, controlador corporativo e diretor de relação com investidores. Além disso, ele gerenciou vários negócios operacionais da Cabot, sendo inclusive gerente geral do negócio de óxidos metálicos pirogênicos, gerente geral do negócio de supermetais e líder das atividades de desenvolvimento de negócios de micropós superiores da empresa. Eddie está na diretoria da FMC Corporation, uma das mais diversificadas químicas do mundo, com posições de liderança nos mercados de agricultura, industrial e consumo. Antes de entrar na Cabot, Eddie foi consultor no Boston Consulting Group. Eddie fez MBA e se formou em economia na Harvard University.


Nicholas CrossNicholas S. Cross

Vice-presidente executivo e presidente dos segmentos de substâncias químicas de desempenho e fluidos especiais

Nick Cross entrou na Cabot em 2009. Antes de entrar na Cabot, Nick trabalhou para a BP plc por quase 25 anos e ocupou cargos de liderança em todas as áreas da empresa, principalmente no negócio de substâncias químicas. Ele assumiu cargos administrativos seniores nas divisões de substâncias químicas, petróleo e gás da BP, incluindo diretor operacional de uma joint venture de produtos químicos sediada em Jacarta, Indonésia, diretor de desenvolvimento de negócios do negócio de exploração da BP em Cairo, Egito, diretor de estratégia de produtos químicos durante o processamento de olefinas e derivados da BP, e gerente nacional da divisão de gás da BP na Itália. Nick se formou em Trinity Hall, Cambridge em 1984 com mestrado em engenharia e administração.


Jay DoubmanJay Doubman

Vice-presidente sênior, Estratégia Corporativa e Desenvolvimento

Jay Doubman entrou na Cabot em 2006 e sua posição mais recente foi como vice-presidente e gerente geral das linhas de produtos de pneus e compostos de elastômeros no segmento de materiais de reforço. Desde que entrou na empresa, ele ocupou vários cargos comerciais e de negócios, incluindo o de vice-presidente das regiões Europa, Oriente Médio e África para o segmento de materiais de reforço, diretor de estratégia corporativa e diretor comercial para o negócio de jato de tinta. Antes de entrar na Cabot, trabalhou para a Saint Gobain, bem como para a Bain and Company. Jay fez MBA na Wharton School, da University of Pennsylvania e se formou em Engenharia Mecânica pela Bucknell University.


Bart KalksteinBart Kalkstein

Vice-presidente sênior e presidente do segmento de material de reforço

Bart Kalkstein entrou na Cabot em 2005. Desde que entrou na empresa, ele assumiu vários cargos administrativos importantes, o mais recente como vice-presidente de estratégia corporativa e desenvolvimento. Ele também foi vice-presidente de operações de negócios globais e gerente geral de soluções de controle de emissões globais para o segmento de soluções em purificação, vice-presidente de operações de negócios e diretor executivo de marketing e estratégia de negócios para o segmento de substâncias químicas de desempenho e gerente geral do negócio de aerogel. Antes de entrar na Cabot, Bart trabalhou no Boston Consulting Group. Bart fez MBA na Harvard University e BSE em Engenharia Civil e Pesquisa Operacional na Princeton University.


Yakov KutsovskyYakov Kutsovsky

Vice-presidente sênior, pesquisa e desenvolvimento (P&D) e diretor de tecnologia

Yakov Kutsovsky entrou na Cabot em 1996 no setor de P&D. Desde que entrou na Cabot, Yakov assumiu vários cargos importantes na organização de P&D, trabalhando no desenvolvimento de produtos e processos, incluindo líder de projetos de pesquisa, diretor de P&D nos negócios de óxidos metálicos pirogênicos e diretor global de P&D. Antes de entrar na Cabot, Yakov trabalhou como instrutor na University of Minnesota e pesquisador no Institute of Catalysis na Rússia. Yakov teve um papel importante no desenvolvimento de diversos produtos e inovações de produção da Cabot. Yakov tem mais de 40 estudos, com patentes concedidas e pendentes, que abrangem diversas áreas técnicas. Yakov fez doutorado em engenharia química na University of Minnesota e mestrado em físico-química em Novosibirsk State University na Rússia. Yakov é membro do American Institute of Chemical Engineers, da Material Research Society e da American Chemical Society. Yakov foi membro de comitês consultivos nos departamentos de energia, meio ambiente, engenharia química e na McDonnell International Scholars Academy da Washington University, em St. Louis, e no departamento de química do MIT.


Martin O'NeillMartin J. O'Neill

Vice-presidente sênior de SH&E (Segurança, Saúde e Meio Ambiente)

Martin O'Neill entrou na Cabot em 2000. Desde que entrou na Cabot, Martin assumiu vários cargos importantes, incluindo diretor de SH&E (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) do antigo negócio de supermetais da Cabot, gerente geral da fábrica do setor de operações de fabricação de tântalo da empresa em Boyertown, Pensilvânia, EUA, e gerente geral da operação TANCO Mining em Manitoba, Canadá. Antes de entrar na Cabot, Martin foi diretor de SH&E (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) da América do Norte e do Sul na AMP Incorporated/Tyco Electronics e trabalhou em consultoria por 15 anos. Martin fez mestrado em ciência ambiental na Drexel University e se formou em ecologia na Rutgers College. Ele faz parte da American Industrial Hygiene Association.


Friedrich von GottbergFriedrich von Gottberg

Vice-presidente sênior e presidente do segmento de soluções em purificação

Fred von Gottberg entrou na Cabot em 1997 na organização de pesquisa e desenvolvimento. Desde que entrou na empresa, Fred assumiu vários cargos administrativos importantes, incluindo gerente do programa de P&D do negócio de corantes de jato de tinta, diretor financeiro da do negócio de óxidos metálicos pirogênicos, diretor global de P&D, gerente geral das divisões de corantes de jato de tinta e vice-presidente e gerente geral do segmento de novos negócios. Desde 2013, Fred é responsável pelo segmento de soluções em purificação, maior produtor mundial do carvão ativado usado em purificação de ar, água, alimentos e produtos químicos.  Fred fez mestrado e doutorado em engenharia química no Massachusetts Institute of Technology e se formou em engenharia química na University of the Witwatersrand, África do Sul.


Jeff ZhuJeff Zhu

Vice-presidente sênior e presidente da região do Pacífico Asiático

Jeff Zhu entrou na Cabot em 2012. Antes de entrar na empresa, ele passou 18 anos na Rhodia (e sua predecessora Rhone-Poulenc), onde assumiu diversos cargos de liderança comercial regionais e globais, incluindo diretor comercial da região do Pacífico Asiático, vice-presidente regional e gerente geral da Novecare, e vice-presidente e diretor global de eletrônicos e catalisadores. Ele é membro da diretoria da Association of International Chemical Manufacturers (AICM) e também atua no Comitê Consultivo Sênior Internacional da Província de ShaanXi. A experiência mais recente de Jeff antes de entrar na Cabot foi com a Asia Pacific Resources International Holding Limited (APRIL), uma empresa privada global de papel e celulose que vale bilhões de dólares, onde ele foi diretor de vendas globais. Jeff fez mestrado em química na National University of Singapore e fez MBA com louvor na University of Hull, Reino Unido.