< Iluminação diurna

Convento de Fra Angelico em Louvain La Neuve, Bélgica

O aerogel ajudou a criar um belo novo convento, projetado pelo escritório de arquitetura AGDA, em um trabalho conjunto com o Group Wave 34, cujo arquiteto e gerente Stephen Braun também é um membro da comunidade dos dominicanos.

Convent of Fra Angelico in Louvain La Neuve Belgium

O convento reflete a longa história da ordem dos dominicanos. Apesar das limitações decorrentes de um local pequeno, ele foi desenvolvido como uma comunidade residencial totalmente funcional com 10 dormitórios para os irmãos, cada um com um chuveiro e uma sacada, junto com áreas comuns, áreas de entretenimento e espaços de trabalho.

O resumo para a capela definiu uma sala pequena onde 50 pessoas podiam se reunir. A escolha genial da estrutura oval determina uma característica clara para o projeto, expressando seu objetivo sem se voltar ao desenho tradicional de torre e cruz. Ao mesmo tempo, era importante maximizar os níveis luminosos dentro da capela por causa da fachada principal voltada para o norte, significando que a capela receberia muito pouca luz solar durante o dia.

Os arquitetos Gery Despret e Benoit Gillon consideraram a estrutura curvada como lógica e simbólica, o ponto central do projeto e a interface entre a comunidade e o mundo exterior. O desenho oval foi proposital, para criar a sensação de leveza e intimidade e um visual impressionante. O revestimento, construído sobretudo em madeira, com folhas de policarbonato de sete metros de altura para reduzir o peso, distribui a luz diurna natural uniformemente em todo o interior. À noite, a iluminação artificial proporciona um brilho etéreo à capela.

A nova capela é uma construção completamente diferente do convento em si e das edificações ao seu redor, todas feitas de tijolo. Ela também foi projetada para obter economia de energia. Por exemplo, o ambiente dentro da capela é bem quente e sereno por causa da forma incomum em que foi feito o seu isolamento. O elevado desempenho de isolamento foi obtido graças à inserção das placas de policarbonato de 25 mm de espessura, fornecidas pela EMB-Products da Alemanha, com aerogel LUMIRA® translúcido. Isso fornece um valor de U de 0,91 W/m²K, 55% de transmissão luminosa e 24 dB de isolamento acústico. Aquecimento adicional só é necessário quando a temperatura externa for muito baixa.                             

Esta foi a primeira vez que os arquitetos especificaram aerogel LUMIRA em um projeto. Quando a capela foi concluída, eles comentaram que: "Nós somos duas pessoas, mas o cérebro é apenas um quando trabalhamos juntos! Consequentemente, nós dois estamos maravilhados com o desempenho de isolamento e da iluminação difusa na capela. Pretendemos usar o material novamente e já estamos projetando uma quadra de tênis em ambiente fechado onde a combinação do policarbonato e do aerogel terão um papel importante na criação das condições de iluminação e ambientais certas, que serão perfeitas para esportes em ambientes fechados".

  • Proprietário: Ordem dos dominicanos
  • Arquiteto: AGDA com o Group Wave 34
  • Parceiro: E.M.B.