< Iluminação diurna

Eielson Air Force Base em Fairbanks, Alasca, EUA

O aerogel ajudou a melhorar o aquecimento e a iluminação natural na Eielson Air Force Base.

Eielson Air Force Base in Fairbanks Alaska USA

A localização da Eielson Air Force Base é extrema e remota. Bem no interior do Alasca, as temperaturas na base atingem -10 °C (-50 °F). Aqui, o esquadrão americano 354th Fighter Wing mantém, treina e controla o apoio aéreo preciso e as proibições de voo em três teatros de operação distintas.

Como acontece com qualquer uma das forças militares, manter a forma física e mental do pessoal do 354th é uma tarefa crítica, por causa dos longos invernos e pelo tanto de tempo que o pessoal treina em ambiente fechado. As condições climáticas obrigam que até 4.000 pessoas permaneçam dentro das antiquadas instalações do Baker Field House, de setembro até março. A Força Aérea optou pela construção de uma academia com um pouco mais de 5.500 metros quadrados (60.000 pés quadrados). Essa nova academia oferece características como um amplo campo de exercícios de grama artificial, escritórios, sanitários e uma pista de corrida de 200 metros (1/8 de milha) em elevação.

Kalwall de superisolamento com o aerogel LUMIRA®  foi incluído no projeto do centro pela empresa alasquiana USKH Inc., para solucionar o problema da escassez de luz do dia. Adicionalmente à economia de energia, o sistema translúcido banha a pista, a área de esportes interna e as salas de levantamento de peso com luz diurna natural controlada. O uso da iluminação artificial é reduzida, economizando eletricidade, enquanto a luz antiofuscante e sem sombra do Kalwall facilita o manuseio da bola nos eventos em equipe.

Quando o assunto é manter as temperaturas abaixo de zero do lado de fora, o 354th Fighter Wing também é surpreendente. Mesmo nos dias mais frios, a superfície interna do revestimento do Kalwall+ aerogel LUMIRA se apresenta aquecida ao toque. A capacidade dos painéis de transmitir a luz diurna natural mesmo em dias escuros, com um valor de U de 0,3 W/m²K (0,05 Btu/h/pé²/°F), próximo do valor de uma parede sólida, significa que a academia satisfaz os requisitos LEED® Prata.

  • Cliente: Força Aérea dos EUA
  • Arquitetos: USKH Inc
  • Parceiro: Kalwall