< Iluminação diurna

Loja Hannaford Brothers em Augusta, Maine, EUA

Aerogel ajudou a criar o primeiro supermercado LEED Platinum construído nos Estados Unidos.

Hannaford Brothers Store in Augusta Maine USA

O desafio do arquiteto Rick Ames da Next Phase Studios, situada em Boston, foi criar um supermercado de 50.000 pés2 com iluminação diurna/baixo consumo de energia. Isso implicaria em encher áreas importantes com iluminação diurna natural difusa suficiente para reduzir significativamente os custos com energia. Ames e o consultor de iluminação natural, Dane Sanders, da Clanton & Associates, Inc. empregaram uma série de técnicas para obter o melhor desempenho e design.

Uma estratégia importante foi o uso de cinquenta e quatro unidades térmicas de LUMIRA® aerogel de 4 x 4 pés da Wasco Skylights para iluminação geral e tarefas e alcançar as condições de iluminação natural ideal em áreas críticas. As unidades térmicas são claraboias de painel duplo de policarbonato isoladas com uma camada de aerogel LUMIRA translúcido. As claraboias fornecem um valor muito alto de isolamento, sendo até seis vezes mais eficientes que as claraboias convencionais. Elas também fornecem um excelente coeficiente de ganho de calor solar, junto com uma abundância de luz difusa com espectro completo e antiofuscante. Estudos mostram que isso causa um efeito positivo sobre a produtividade do trabalhador e pode impulsionar as vendas em até 40%.

As unidades térmicas LUMIRA aerogel são estáveis em raios UV, reduzem as transmissões de som entre 25 e 70%, aumentam o desempenho acústico e são totalmente resistentes à água. Elas também atendem ao padrão OSHA quanto a proteção contra quedas de claraboia e são consistentes com a filosofia de Design da MBDC Cradle to Cradle. Ames e Sanders escolheram as claraboias preenchidas com LUMIRA aerogel para iluminar o serviço e ter corredores onde eles relatam que, na maioria dos dias, há pouca necessidade de luz artificial. Eles também desceram o centro da loja para fornecer iluminação geral suficiente e instalaram outras para destacar aparatos específicos, como as áreas úteis ​​onde a Hannaford exibe seus produtos de marca própria, carne e produtos.            

"Escolhemos as unidades térmicas Wasco porque gostamos do equilíbrio dos recursos térmicos e da transmissão luminosa", diz Ames. "Consegue-se muita luz difusa com essas claraboias e elas proporcionam um valor de R que se aproxima de uma parede externa. Isso é realmente uma combinação imbatível. Ficamos extremamente satisfeitos com os resultados e sabemos que nosso cliente também ficou."

  • Proprietário: Hannaford Brothers
  • Arquiteto: Hannaford Brothers
  • Parceiro: Wasco Skylights
  • Painéis preenchidos com aerogel LUMIRA: AmeriLux International, LLC