< Iluminação diurna

Escola do Ensino Médio da Comunidade Monkseaton em Tyneside, Inglaterra

Um exemplo espetacular de como a luz diurna natural de boa qualidade influi na educação do século 21.

Monkseaton Community High School in Tyneside England

O design inovador da Escola do Ensino Médio da Comunidade Monkseaton no norte da Inglaterra, em Tyneside, foi elaborado pelo escritório de arquitetura que em seguida mudou seu nome para Devereux Architects. A proposta foi criar uma instalação leve, moderna e inovadora para cerca de 1.000 alunos. Inundar a escola com luz diurna natural, criando uma sensação luminosa e ventilada conforme projetado para encorajar o estudo em "ambiente aberto", consistindo em um imenso distanciamento do design tradicional e "institucional" das escolas.

Consequentemente, foi criado um espaço central maciço no coração da escola, para criar áreas de estudo, espaços de ensino, áreas sociais e espaços menores independentes, junto com instalações para ginástica e esportes. Laboratórios, salas de aula e áreas de ensino foram designadas para estarem em uso constante com áreas de circulação mínimas entre elas. Um elemento essencial do conceito do projeto é o amplo uso de claraboias. Existem sete luzes no teto contínuas de 6 metros de largura de aerogel Xtralite LUMIRA®, algumas delas com quase 50 metros de comprimento, acompanhando o perfil curvado do telhado e cobrindo mais de 35% da área deste.

Modelagem computadorizada complexa, executada pela Parsons Brinckerhoff, foi usada para maximizar a penetração da luz diurna natural bem como para avaliar os sistemas de engenharia de aquecimento, ventilação, acústica e contra incêndio. A luz natural real na edificação acabada mostrou estar alinhada com o modelo do projeto. Apesar da abordagem inovadora, os custos da construção foram significativamente menores do que os de cinco outras escola recentemente concluídas na região.                

O diretor do projeto, Ian Lancastle-Smith, diz que "As questões ambientais e de sustentabilidade foram particularmente importantes para nós, e a construção foi classificada como "muito boa" para BREEAM. A economia de energia decorrente da luz natural contribui para isso, juntamente com o isolamento excepcional fornecido pelas claraboias de aerogel LUMIRA®, superando muito os requisitos da regulamentação de construções. Ficamos especialmente satisfeitos com a quantidade e qualidade da luz fornecida e a cor fria característica de iluminação do norte é ideal para escolas."

O Dr. Paul Kelly, chefe dos professores na Monkseaton, diz que "Este ambiente escolar é claro, ventilado e um dos melhores em que já trabalhei. Os alunos também são mais saudáveis, mais alegres e aprendem melhor."

  • Proprietário: Escola do Ensino Médio da Comunidade Monkseaton
  • Arquiteto: Devereux Architects
  • Parceiro: Claraboias Xtralite