< Iluminação diurna

Centro de Treinamento Físico da Royal Marines em Abroath, Escócia

O sistema de envidraçamento com painel de aerogel Xtralite comprovou ser um componente essencial para concretizar o conceito do projeto de ventilação e iluminação do escritório Watson Burnett Architects.

Royal Marines Physical Training Center in Abroath Scotland

O centro de recreação e treinamento físico da Royal Marines em RM Condor combina vários espaços para atividade diferentes. Teria sido fácil para os designers simplesmente acompanhar a tipologia do edifício esportivo bem conhecida. No entanto, optaram por uma abordagem renovadora, como explica o parceiro de projeto Alistair Burnett: "Não há pretensão de que seja algo além de uma construção grande. Porém, em vez da solução tradicional da grande caixa preta, quisemos criar um prédio surpreendentemente leve e amplo. Os usuários vão passar muito tempo dentro desse prédio, tanto para treinamento como para recreação. Existe até um clube com atuação social durante o tempo livre. Por isso, era essencial criar um ambiente leve e não opressivo. As áreas de atividade no piso térreo geralmente são construções de altura total e o piso superior abrange uma galeria aberta para as áreas abaixo. Trazendo vida a todas essas áreas abertas, luz diurna natural entra pelos painéis envidraçados através do aerogel LUMIRA® Xtralite usado extensivamente para acentuar a luz e a sensação de amplitude do interior".

Os designers queriam maximizar a conservação de energia adotando medidas passivas em vez de empregar tecnologias renováveis. Com um valor de U de apenas 0,91 W/m²K, o painel envidraçado de aerogel LUMIRA de 25 milímetros de espessura pode ser extensivamente usado para fornecer altos níveis de luz natural sem sombra. Este desempenho é ideal para as atividades físicas envolvidas e, simultaneamente, continua sendo fácil satisfazer os requisitos de isolamento térmico dos padrões técnicos escoceses e o ganho solar limitante.

Este uso extensivo da luz diurna natural reduz substancialmente o uso de energia elétrica para iluminação artificial, sobretudo quando controlado por sensor. Várias técnicas de ventilação passiva também são utilizadas, inclusive janelas operáveis no painel envidraçado de aerogel LUMIRA. Luzes de lanternins controladas permitem extração do ar aquecido para criar um fluxo de ar laminar sem corrente suportado por extração mecânica de purga durante uso mais pesado.