< Iluminação diurna

Apartamentos TEN23 em Nova York, Nova York, EUA

Os proprietários queriam projetar apartamentos com bastante luz diurna natural e terraços comuns cheios de árvores e gramados, para ajudar a criar uma casa que refletisse a harmonia do campo com a animação da cidade.

TEN23 Apartments in New York New York USA

Conhecido localmente como TEN23, o prédio tem 111 unidades e fica localizado em Nova York, ao lado do Parque Highline, na Rua 23 West, 500. Foi o primeiro grande projeto residencial do mundo a ter o aerogel LUMIRA® no sistema de janelas. Os arquitetos escolheram a Advanced Glazings Ltd. para fornecer luz diurna ao edifício e a empresa, em parceria conosco, desenvolveu uma solução exclusiva. O sistema criado utiliza uma combinação de véus de fibras de vidro, que atuam como difusor de luz controlada, isolamento patenteado InsolCore™ para eliminar a convecção do ar e o aerogel LUMIRA para criar um sistema de iluminação diurna, com o mesmo valor isolante de uma parede sólida.

Por causa do tamanho dos apartamentos, foi vital fornecer o máximo possível da preciosa luz diurna natural. Para fazer isso, mantendo a conformidade com as normas rígidas da construção civil de Nova York com relação a economia de energia e isolamento acústico, os arquitetos usaram unidades de vidro Solera® R18 com aerogel LUMIRA para aumentar o valor global de isolamento do projeto. Consequentemente, o edifício foi projetado com 34% das janelas com unidades de vidro Solera, que oferecem um valor de U de isolamento de vidro de 0,31W/m²K e um isolamento acústico que ultrapassa a classe 36 de transmissão externa-interna (OITC) dos EUA, usando uma construção padrão de 6 mm temperado. Comparado com uma janela de vidro duplo típico que oferece valores de U de 1,89 a l,42 W/m²K e uma OITC pouco acima de 20, esses resultados são inéditos em uma janela com vidro de 6 mm.

As demais janelas eram de vidros triplos. A combinação do aerogel LUMIRA e de vidros triplos garantiu as janelas do chão ao teto nos apartamentos, admitindo a quantidade máxima de luz, oferecendo maior economia de energia, excelente isolamento acústico e cumprimento do código da construção civil.

Para atender ao código da construção civil, a fachada sul do TEN23 precisou de uma construção resistente a incêndio. Ao invés de construir essa fachada com enchimento de concreto ou tijolo, os arquitetos embutiram painéis de vidro opaco isolados com sistemas resistentes ao fogo para manter a escala e o padrão da fachada. Onde permitido, os arquitetos projetaram uma série de painéis com vidro translúcido e claro para fornecer privacidade e luz. O uso de aerogel LUMIRA e outros materiais de construção não prejudiciais ao ambiente fizeram o TEN23 ganhar um Prêmio Silver do U.S. National Green Building Standard.

"O uso das unidades Solera R18 com o aerogel LUMIRA foi um componente muito importante do projeto", diz o arquiteto do projeto Michael Fontaine. "Os painéis têm um excelente valor isolante, o que nos permitiu projetar janelas muito grandes. Elas difundem a luz diurna natural eliminando pontos quentes e ofuscamento intenso e preenchem os apartamentos com luz de qualidade e suave de um museu. Também conseguimos explorar a aparência translúcida do aerogel LUMIRA para melhorar o design exterior do edifício, contrastando as folhas de vidro lisas de alta tecnologia com um padrão lúdico de decágonos formados nos painéis adjacentes de concreto."

"Ficamos muito animados com a oportunidade de mostrar as unidades de vidro Solera com o aerogel LUMIRA no Ten23", disse Avi Bar, vice-presidente da Advanced Glazings Ltd. "Nosso método patenteado para estabilizar o aerogel em nosso isolamento InsolCore™ fez com que os arquitetos finalmente tivessem uma solução robusta, que permitiu a iluminação natural controlada com eficiência térmica e durabilidade incomparáveis."